Fenóis e Eteres
O lança-perfume é uma droga manufaturada com solventes químicos a base de cloreto de etila. A versão caseira chamado de "loló" é feita com uma combinação de éter(25%), clorofórmio CHCl3 (45%), álcool de cereais e/ou acetona(25%) e essência perfumada(5%).
Clorofórmio é um líquido volátil, extremamente tóxico e pode ser fatal se for aspirado ou inalado. Causa irritação à pele, olhos e trato respiratório. Afeta o sistema nervoso central, rins, sistema cardiovascular e fígado. Pode causar câncer dependendo do nível e duração de exposição. Faz parte da composição do entorpecente chamado "lóló" (lança-perfume).
• Fenóis
São compostos orgânicos caracterizados por terem uma ou mais hidroxilas ligadas a um anel benzênico, ou seja, a um hidrocarboneto aromático. Assim como os álcoois, os fenóis apresentam o grupo OH ligado a um hidrocarboneto. Porém, a estrutura de ressonância do anel aromático do fenol estabiliza a base conjugada, fazendo com que os fenóis sejam mais ácidos que os álcoois. Além do caráter ácido, os fenóis também são tóxicos, pouco solúveis em água, sólidos e incolores.
São muito usados na fabricação de perfumes, cosméticos, adesivos, resinas, tintas, vernizes, corantes e explosivos. Eles também possuem ação bactericida e, por isso, nas fazendas, usa-se uma mistura de fenóis, conhecida com “creolina”, para desinfetar o local onde se ordenham as vacas, a fim de evitar contaminação do leite.
Os fenóis podem ser obtidos por meio da extração de óleos do alcatrão de hulha (hulha é um tipo de carvão, chamado betuminoso, e alcatrão de hulha é este carvão em estado líquido, ou seja, em óleo).
• Nomenclatura dos fenóis:
Coloca-se a palavra “hidróxi” antes do nome do hidrocarboneto aromático correspondente. Exemplos:
O grupo do fenóis possui fórmula molecular C6H5OH, e também são denominados: hidroxibenzeno, monohidroxi, benzeno, benzenol, fenol comum ou ácido fênico. Não obstante, os fenóis são solúveis em álcool e