Construção da Identidade
2-JUSTIFICATIVA:
Quando falamos em relações sociais dos pequenos, não podemos esquecer que suas primeiras relações sociais ocorrem na educação infantil, principalmente com sua família, onde a qualidade do relacionamento que estabelecem com os pais, é fundamental para o desenvolvimento social. Afeto e atenção recebidos quando pequenos por parte dos pais, dos professores e demais adultos com os quais convive, o auxiliam a ver o mundo de forma positiva e a acreditar que a convivência com os outros também será agradável. As crianças precisam de bons modelos para desenvolver habilidades sociais e para serem incorporadas de maneira tranquila. É necessário que a escola faça todo um trabalho de adaptação e construção da identidade e autonomia da criança.
3-SITUAÇÃO PROBLEMA:
Mostrar a criança que cada um tem sua própria identidade, opinião, devendo assim pensar antes de fazer ou dizer. Que cada criança faz parte de grupos como família, escola e sociedade.
4-PÚBLICO-ALVO: Crianças da Educação Infantil de 4 a 5 anos.
5-OBJETIVOS:
5.1 - Objetivo Geral
Levar a criança a criança a desenvolver a independência, autoestima, a percepção de sua própria imagem e dar condição para aprender e apreciar seu próprio nome e o de outras crianças. Oportunizar a construção da identidade da criança a partir das relações sociais, de forma autêntica, consciente e contextualizada.
5.2 – Objetivos específicos
• Levar o aluno a conhecer a própria história e a história da sua família, sentindo-se parte dela;
• Fazer com que o aluno pesquise com a ajuda da família de como foi feita a escolha de seu nome; saber a importância do seu nome.
• Fazer com que cada aluno faça o seu autorretrato e o traçado de seu nome;
• Reconhecer e identificar aspectos que o caracterizam no grupo que está inserido. Quais as pessoas que convivem comigo aqui na escola? (características físicas e culturais, hábitos, costumes e valores).