fichamento de convite a filosofia de marilena chaui
Convite à Filosofia
Marilena Chauí
Razão
Verdade
Conhecimento
Ciência
Vanessa da rocha soares
Matricula:
Couso: psicologia
Turno: noite
A Razão
Os vários sentidos da palavra razão
A Filosofia se realiza como conhecimento racional da realidade natural e cultural, das coisas e dos seres humanos. Ela confia e desconfia da razão. O que é razão?
Dizemos, “eu estou com a razão” ou “ele não tem razão” no sentido de certeza. “Também alguém perde a razão” no sentido de ter ou não ter. Falamos “se você disser suas razões, sou capaz de fazer o que você pede” no sentido de motivos, ‘qual a razão disso?” indicando causa. Todos esses sentidos formam a razão.
A Filosofia afirma que a verdade é racional; chama nossa razão de luz e que agimos por motivos, que nossa vontade é racional e por isso a realidade é racional. “O Coração tem razões que a razão desconhece”, nesta frase de Pascal, as palavras razões e razão têm significado diferentes, Razões são os coisa do coração como paixão e as emoções, já razão é consciência intelectual e moral. Pascal está afirmando que as que as emoções, os sentimentos ou as paixões são os motivos e as causa dos nossos atos e que a consciência intelectual e moral é diferente das paixões e dos sentimentos e que possui seus próprios motivos ou suas próprias razões. A frase quer dizer que nossa vida emocional é diferente de nossa atividade consciente, nossa razão moral ou intelectual.
A consciência é a razão. Coração e razão são diferentes. Se alguém “perde a razão” é porque está sendo movido pelos sentimentos. Se alguém “recupera a razão” é porque a consciência moral se tornou mais fortes do que as paixões. A razão é a vontade racional não dominada pelos impulsos e realiza as ações morais comandadas pela inteligência.
Ouvimos outras que a razão é colocada como capacidade puramente intelectual para conseguir o conhecimento verdadeiro e isto é considerado um “progresso”. Por ser