Aminas e Fenois
Propriedades de Amidas
As amidas são compostos orgânicos, ou seja, possuem átomos de carbono em sua estrutura. Todas as amidas possuem em sua fórmula geral, além de carbonos, o grupo carbonila (C=O) e o grupo amino (NH2), veja a estrutura:
O ║
─ C ─ NH2
Vamos então analisar as propriedades deste composto:
- Uma das propriedades químicas das amidas é a polaridade, elas são polares devido à presença do grupo C=O;
- Propriedades físicas: em condições ambientes podem ser encontradas no estado sólido ou líquido. No estado líquido encontramos as amidas de fórmula estrutural menor, como a metanamida ou a formamida, esses dois compostos são líquidos incolores. As amidas primárias e secundárias possuem ponto de fusão e ponto de ebulição mais elevados que outras amidas de mesma massa molecular.
As amidas não ocorrem na natureza e por isso é preciso prepará-las em laboratório, o processo se baseia no aquecimento de sais de amônio e seguido de desidratação, veja a equação:
R- COONH4 → R – COONH2 + H2O
As amidas são empregadas em sínteses orgânicas e representam compostos importantes como náilon. O náilon é uma poliamida que se destaca entre os polímeros.
Nomenclatura: prefixo + AMIDA.
Exemplo
O ║
H3C ─ C ─ NH2 etanamida Prefixo: etan + AMIDA.
As aminas são compostos orgânicos identificados pelo grupo funcional derivado da amônia (NH3), em que há a troca de um, dois ou três hidrogênios ligados ao nitrogênio por cadeias carbônicas.
Quando se substitui apenas um hidrogênio, temos uma amina primária. Se forem dois, a amina é secundária; e se forem três, a amina é terciária. Assim, para ser caracterizado como amônia, o composto deve apresentar em sua estrutura um dos três grupos funcionais abaixo:
Classificação dos tipos de aminas
Para cada uma dessas aminas, existem regras específicas estabelecidas pela IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) para sua nomenclatura oficial. Por isso, vamos