feedback
Birthe Jonasen
Este exercício foi criado para ajudar as pessoas a alcançar um estado no qual podem ouvir mais atentamente o feedback, mesmo quando é mais crítico do que é proposto neste exercício. Foi desenvolvido através da experiência de muitos, inclusive minhas, que tínhamos medo de feedback em treinamentos de PNL.
Para muitos é difícil até mesmo ouvir elogios sobre as coisas maravilhosas que fazem em exercícios, por causa do seu crítico interior, que iniciou sua própria competição. Estando ambos, o treinador e o assis-tente, em treinamentos diferentes, a necessidade de encontrar uma solução para melhorar o como rece-ber feeedback torna-se para mim um ponto óbvio.
O procedimento foi experimentado na Dinamarca várias vezes em grupos de estudo e o feedback recebido, foi o que criou uma relação segura entre os membros do grupo, de tal modo que algumas pessoas podem praticar os exercícios posteriormente com a sensação de estarem bem e seguros. Depois do exercício, o feedback é ouvido sem maiores comentários ou a necessidade de defender seu desempenho, mas com o sentimento de estarem sendo assistidos para melhorar suas habilidades e comportamentos.
Espero que a utilização deste exercício seja útil para melhorar a sensação de segurança nos treinamentos e aumentar o aprendizado num todo.
O EXERCÍCIO
Este exercício pode ajudá-lo a melhorar sua habilidade em receber e dar feedback. Você necessita um grupo de no mínimo 3 pessoas, se possível mais de 3. Uma pessoa ouve, enquanto os outros falam, um de cada vez.
1. A pessoa que vai escutar e a que vai falar primeiro devem ser escolhidas.
2. O ouvinte escuta em silêncio a pessoa que está falando. O ouvinte não deve fazer comentários ou dizer nada, a não ser "sim", "OK", "mmhmm" e "obrigado" àquilo que foi dito.
A pessoa que fala comenta sobre 3 aspectos:
(a) sobre o que ele/ela gosta no ouvinte. "Eu vejo/sinto... e eu gosto" (comentários a nível de identidade)
(b) coisas que o ouvinte