como fazer amigos
Como Fazer Amigos … não é um tratado teórico sobre relacionamentos. O autor não tem formação em psicologia ou filosofia. É um livro prático, de alguém que sempre trabalhou com pessoas (principalmente na parte de vendas) e começou a observar o que dava certo e o que não dava.
Ministrou cursos então sobre a arte de lidar com pessoas, coletou histórias de participantes e as reuniu em um livro. É um tratado empírico, por assim dizer.
À medida que eu lia, sentia-me constantemente surpreendido pela quantidade de verdades óbvias que eu ignorava. Coisas como “não critique e não julgue” — quem sou eu para achar que eu sou melhor que outras pessoas (o primeiro capítulo, sobre esse tema, é um verdadeiro soco na cara)? Ou então “você não pode ganhar uma discussão”; se você é aquela pessoa que adora corrigir erros de português e provar que as outras pessoas estão erradas, então você nunca terá muitos amigos. O segredo fundamental de ser um João e não um José é nunca dizer: “você está enganado”. Outro ponto interessantíssimo é como ter uma conversa: muitas pessoas simplesmente conversam sobre o que está acontecendo na sua vida, atraindo sempre a conversa para si. Como diz o autor, é claro que você se interessa pelos assuntos que dizem respeito a você, mas, para fazer amigos, é preciso se interessar pelos outros. Quando alguém conta alguma coisa, o José sempre diz “ah é? Isso me lembra