como fazer amigos e influenciar pessoas
Como ponto de partida desta pesquisa, focalizamos nossa atenção na decisão de Dale Carnegie em escrever o livro, por meio de resumo dos temas abordados pelo autor e análise dos assuntos abordados em sua obra.
Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, de um autor renomado.
O presente trabalho tem como objetivo geral explanar a visão do autor, abordando os pontos positivos e negativos de tratamentos existentes no relacionamento entre pessoas no seu cotidiano tanto no âmbito profissional como no pessoal.
Esta pesquisa contém os seguintes objetivos específicos:
- Realizar um resumo bibliográfico da obra Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas.
- Analisar criticamente os temas abordados pelo autor em sua obra;
- Relacionar a análise crítica da obra aos princípios gerais da Administração.
2.1 SE QUISER TIRAR MEL, NÃO ESPANTE A COLMÉIA.
Na primeira parte do livro, o autor foca a valorização da pessoa como criatura emotiva, suscetíveis às observações, norteadas pelo orgulho e vaidade. Diante disso começa com uma frase que sintetiza o espírito do texto: “Se quer colher mel, não espante a colméia”.
Aborda que a crítica é fútil porque coloca uma pessoa na defensiva e geralmente faz com que ela se esforce para justificar-se, pois, a crítica é perigosa, fere o precioso orgulho do indivíduo, atinge o seu senso de importância e gera ressentimentos.
Muitas vezes, o culpado culpa a todos, menos a si mesmo. Por isso, ao criticar alguém, devemos lembrar que as críticas são como pombos, sempre voltam aos pombais. A pessoa criticada se