satélite quickbird
FACULDADE DE ENGENHARIA DE MNAS E MEIO AMBIENTE
HYAGO MARINHO
NAYANA MAIA
RICARDO MELO
QUICKBIRD
MARABÁ - PA
2014
HYAGO MARINHO
NAYANA MAIA
RICARDO MELO
QUICKBIRD
Trabalho apresentado como parte da avaliação da disciplina de Sensoriamento Remoto no curso de graduação em Engenharia de Minas e Meio Ambiente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
Docente: Leonardo Brasil
Marabá – PA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Satélite artificial é um sistema de equipamento modular que fica na orbita da terra ou de qualquer outro planeta com velocidade e altitude constante.
Existem vários tipos de satélites para diversos fins, que vão desde o sistema de posicionamento global, conhecido como GPS, até satélites científicos, os quais são utilizados para pesquisas e realizações de experiências. Entre tantos satélites, está o que será apresentado no presente trabalho, a série de satélites comerciais Quickbird.
O Quickbird é um satélite comercial da empresa Digital Globe. Foi lançado da Base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia, a 18 de Outubro de 2001. Na altura do seu lançamento, era o satélite comercial de resolução mais elevada em funcionamento. Atualmente, existem sensores ópticos de satélites com uma resolução espacial ainda mais elevada, incluindo os satélites World View, também explorados pela Digital Globe.
O Quickbird gira à volta da Terra a uma distância de 600 km. O sensor do satélite (uma câmara de alta resolução) reúne imagens da superfície da Terra durante o dia.
O sistema recolhe dados pancromáticos de 61 centímetros e estereoscópicos multiespectrais de 2,5 metros. Ele foi concebido para cobrir grandes áreas com grande eficácia e precisão.
O satélite usa o sistema de aquisição de imagens 2000 (BGIS 2000) da Ball Aerospace que coleta imagens com a quarta maior resolução de imagens da Terra