Fatores que influenciam a velocidade de uma reação química
Outro fator que influenciará é a concentração dos reagentes. Como exemplo, podemos perceber que quando abanamos ou sopramos carvão em brasa parece haver maior “queima”, isso acontece porque estamos aumentando a concentração de oxigênio, e ainda é válido lembrar que o uso de álcool em gel é mais recomendado, já que o risco de acidentes é menor.
A maior ou menor superfície de contato também alterará a velocidade de uma reação. Nota-se que ao comparar duas amostras de mesma massa de Fe (ferro), uma em barra e a outra em aparas, essa última oxidará com mais facilidade devido ao fato de ter uma superfície maior disponível para reagir.
O uso de catalisadores acelera o processo de reação. No nosso organismo existem catalisadores, que são chamados de enzimas. A saliva e o suco gástrico são exemplos de enzimas que aumentam a velocidade da reação, no caso, a digestão. Nas indústrias químicas, principalmente a petroquímica, os catalisadores são muito utilizados para acelerar as reações, deixando o processo mais barato. Uma forma de ver a ação dos