Cinética Quimica
Héricles Anselmo – 3º Ano Eletrotécnica Cinética Química
Fatores que influenciam na velocidade da reação
A cinética química estuda a velocidade das reações e os fatores que influenciam. Os principais fatores que alteram a velocidade das reações químicas são: Superfície de contato, Temperatura, Catalizador e a Concentração dos reagentes. Definimos reações químicas como um conjunto de fenômenos nos quais duas ou mais substâncias reagem entre si, dando origem a diferentes compostos. A equação química é onde representamos graficamente uma reação química, os reagentes ficam no primeiro membro e os produtos no segundo membro. Dentro desse contexto temos as condições favoráveis para que a reação aconteça, é indispensável que os reagentes sejam colocados em contato do modo mais eficaz possível, também é importante que os reagentes tenham uma afinidade química, ou seja, uma tendência natural para reagir.
Pela teoria das colisões sabemos que a frequência dos choques entre as moléculas é um fator importante, pois um maior número de choques por segundos implicara um maior número de moléculas reagindo, fazendo com que ocorra com mais velocidade na reação. Onde observamos também a violência com que as moléculas se chocam e até mesmo a sua orientação também influencia.
Esses fatores que aceleram a velocidade e o número de choques na interação entre as moléculas facilitaram e, consequentemente, aumentaram a velocidade das reações químicas. Entre os fatores, podemos destacar: o aumento de temperatura, e também a participação de outras formas de energia, como a luz e a eletricidade, o aumento de pressão nas reações entre gases, o aumento da concentração dos reagentes que estão em solução e etc.
A temperatura é um dos fatores que mais influenciam na velocidade de uma reação. De fato, um aumento de temperatura aumenta não só a frequência dos choques entre as moléculas reagentes, como também a energia com que as moléculas se chocam. Desse modo, como