FATORES QUE INFLUENCIAM A VELOCIDADE DE UMA REAÇÃO QUÍMICA
De acordo com a experiência efetuada em sala, dissertaremos neste relatório sobre todos os dados extraídos do processo.
2. Objetivo
Observar fatores que determinam e influenciam a velocidade das reações químicas, tais como: temperatura, concentração, catalisadores e natureza dos reagentes.
3. Fundamentação Teórica
A termodinâmica nos informa a direção e a extensão de uma mudança química, porém não indica como, nem a que velocidade, a reação se processa. A velocidade de uma reação deve ser entendida como a mudança da concentração de um reagente ou produto dividida pelo intervalo de tempo no qual a mudança ocorre. Muitos fatores influem na velocidade de uma determinada reação, entre eles: a temperatura dos reagentes, a concentração, a presença de catalisadores e a extensão da superfície de contato entre os reagentes.
− Temperatura: A velocidade das reações químicas aumenta rapidamente com a elevação da temperatura. Com o aumento da temperatura, aumenta-se a energia cinética e, consequentemente, o número de colisões entre as partículas.
− Concentração: A velocidade de uma reação, geralmente, depende da concentração dos reagentes, pois quanto maior a quantidade de soluto por volume da solução, maior o número de colisões entre as partículas.
− Catalisador: É uma substância que aumenta a velocidade de uma reação sem ser consumida. Depois que cessa a reação, ela pode ser recuperada da mistura reacional quimicamente inalterada. Sua presença é indicada escrevendo-se seu nome ou fórmula sobre a seta.
− Superfície de Contato: Quanto menor forem às dimensões das partículas dos materiais reagentes, maior será a área superficial total exposta, o que permite um melhor contato, resultando em reações mais rápidas.
4. Materiais e Reagentes Materiais/Quantidade
Becker de 250 mL – 01
Becker de 80 mL - 02
Erlenmeyer 50 mL - 04
Pipeta conta-gotas - 01
Pipeta de 5 mL – 02
Pisseta - 01
Suporte universal – 02
Almofariz – 01
Reagentes