diversos
Engenharia de Produção e Química
Cinética Química
Fatores que influenciam a velocidade das reações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
1.1 Fatores que influenciam na velocidade das reações
2 RESULTADOS
2.1 Descrição da prática
3 CONCLUSÃO
4 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
1. INTRODUÇÃO
A cinética química ou cinética de reação estuda a velocidade das reações químicas de processos químicos e os fatores que as influenciam.
Cinética química estuda como diferentes condições experimentais podem influir a velocidade de uma reação química e geram informações sobre o rendimento e o mecanismo de reação e estados de transição.
A velocidade da reação recebe geralmente o nome de taxa de reação.
A importância do estudo da cinética é muito ampla, já que se relaciona com temas como, por exemplo, a rapidez com que um medicamento atua no organismo ou com problemas industriais, tais como a descoberta de catalisadores para acelerar a síntese de algum novo produto.
1.1 Fatores que influenciam na velocidade das reações
Os principais fatores que influenciam a taxa de reação incluem: o estado físico dos reagentes, a concentração dos reagentes, a temperatura em que a reação ocorre, e se há ou não algum catalisador presente na reação.
Natureza dos reagentes - O tempo das reações varia dependendo das substâncias, ou a rapidez ou velocidade com que se formam ou rompem as ligações dependem da natureza dos reagentes.
Temperatura - O aumento da temperatura aumenta a energia cinética das moléculas em um sistema e consequentemente o número de colisões entre elas.
Estado físico - O estado físico (sólido, líquido, ou gasoso) de um reagente é também um importante fator da taxa de reação. Quando reagentes estão na mesma fase, como em solução aquosa, o movimento térmico os coloca rapidamente em contato. Entretanto, quando eles estão em