AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA PSICOLOGIA, ALGUMAS REFLEXÕES
Anailda Côgo de Oliveira Almeida
LÖHR, Suzane Schmidlin. Conselho Federal de Psicologia. Ano da avaliação psicológica-textos geradores. Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2011, p.143-148.
A obra intitulada leva a reflexão acerca da formação do profissional da Psicologia, para a atuação na avaliação psicológica. Sendo a avaliação psicológica um processo técnico e científico, esta preocupação é de grande valia, pois pretende qualificar os serviços psicológicos oferecidos.
Assim a autora aponta a necessidade de conhecer o comportamento humano e de se instruir de conhecimentos sobre diagnóstico e avaliação psicológica. Para tal é imprescindível que o curso de psicologia, disponibilize uma formação ética e de oportunidades de aprendizagem dos métodos, técnicas e testes.
O referido texto trata a formação em avaliação psicológica de forma ampla e ao mesmo tempo focaliza particularidades, necessárias á uma boa formação.
A autora explicita a importância dada à avaliação psicológica, dentro das Diretrizes Curriculares, bem como a necessidade de uma formação teórica, que venha a ter qualidade na concretização prática da mesma. Estando teoria e prática se desenvolvendo em conjunto, com orientação de professores de supervisão, neste processo o graduando passa a se familiarizar com os testes, conhecendo suas limitações, sua forma ética de utilização, bem como sua análise dentro do processo de avaliação psicológica. Assim através dos estágios, são desenvolvidas habilidades, como por exemplo, a apresentação dos resultados de uma avaliação psicológica de forma técnica a respeitar as orientações do CFP, buscando atender a solicitação, seja ela em forma de relatórios, laudos, pareceres e outros, de forma clara, respeitosa, sigilosa.
Outro ponto, que a autora destaca é a necessidade atual do psicólogo, em se familiarizar com o trabalho em equipes inter e multidisciplinares, onde