Fatores da evolução do direito
Com o passar do tempo, tudo se modifica, evoluindo e se aperfeiçoando de forma significativa ou sutil. O mesmo acontece com o Direito.
O direito como lei que era utilizado na antiguidade não é o mesmo que vem sendo usado nos dias de hoje. Isso se dá devido à adaptação e as mudanças que precisou sofrer para se adaptar a nova sociedade, e conforme esta for se alterando, o direito vai sofrer juntamente para atender os objetivos da sociedade no geral. Conforme as necessidades vão surgindo, vão entrando novas regras, sendo que algumas apenas são complementadas, enquanto outras são substituídas, reformuladas ou simplesmente surge uma nova lei para regulamentar o que é necessário para a convivência pacífica e harmoniosa nas comunidades. Os fatores que contribuem para a evolução do direito são inúmeros, mas pode-se destacar que os principais são os fatores econômicos, políticos, culturais e religiosos. Conforme cada povo e sua cultura, o Direito vai evoluindo para facilitar a vida da sociedade a quem está destinado a servir. Fatores econômicos: O ponto básico da organização social é a articulação no modo pelo qual os homens reproduzem, possuem e comerciam suas mercadorias, portanto, pode-se afirmar que o direito vai se modificando conforme a estrutura econômica da sociedade vai se alterando. Essa influencia é tão marcante, que alguns autores posicionam-se no sentido em que o Direito é reflexo exclusivo da constituição econômica. Apesar do exagero ao considerar o Direito como reflexo exclusivo da constituição econômica não se pode negar que entre as forças que modelam o direito, o fator econômico exerce uma influencia decisiva, mesmo sendo seguido de muito perto pelo fator político.
Fatores políticos:
A palavra política modernamente é utilizada para designar a ciência e a arte de governar, abrangendo as relações entre o indivíduo e o estado, as relações dos estados entre si, bem como as funções e atribuições do Estado. Do ângulo