evolução do direito até os dias atuais
O Direito segundo Miguel Reale é “conjunto de normas e princípios que regulam o comportamento do homem na sociedade em que vive. Vê-se, nesse contexto, três realidades patentes: direito/homem/sociedade.” Para tal feito o direito impõe regras independente da vontade de seus destinatários; é coercível (pode utilizar a força para garantir o cumprimento das leis); possui sanção prefixada, ou seja, a punição a quem descumprir as regras. O Direito busca estabelecer o regramento de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado. As leis tem uma base territorial, elas valem apenas para aquela área geográfica onde uma determinada população ou seus delegados vivem. O Direito Civil, que é referencial utilizado no Brasil, baseia-se na lei escrita. A Common Law, dos países anglo-saxões, baseia-se na jurisprudência. As sentenças dadas para cada caso em particular podem servir de base para a argumentação de novos casos. O Direito Civil é mais estático e a Common Law mais dinâmica.
A Moral vai servir de parâmetro para que o estado vá se adequando o direito junto à sociedade, relaciona-se com a noção de bem, abrangendo não somente as indagações e soluções científicas do comportamento social como campos mais amplos da existência humana, inclusive a ética. A moral aparece em dois aspectos, que são: A moral natura, já existente no homem, não precisa ser aprendida. E a moral construída, que é um conjunto de comportamentos que o individuo vai construindo ao longo da vida, e aprece em dois aspectos: Social e Autônoma.
A Ética é o estudo geral do que é bom ou mau. Um dos objetivos da Ética é a busca de justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito. Ela é diferente de ambos ( Moral e Direito), pois não estabelece regras. Esta reflexão sobre a ação humana é que a caracteriza.
2°- Disserte sobre a evolução do Direito até os dias atuais.
Vários são os fatores que contribui com a evolução do Direito. A organização