Fatoração
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
FABIANE VARGAS
MARINA GANDOLFI
SANDRA CARDOSO
A UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DOURADO EM TURMAS DE 3°, 4° E 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
GUARAPUAVA
2012
FABIANE VARGAS
MARINA GANDOLFI
SANDRA CARDOSO
A UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DOURADO EM TURMAS DE 3°, 4° E 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Trabalho apresentado como requisito parcial para a aprovação na disciplina de Tópicos em Educação Matemática, do 4º ano do curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Professor: Dionísio Burak
GUARAPUAVA
MAIO 2012
RESUMO
Segundo os estudos do psicólogo suíço Jean Piaget, a criança começa a realizar as operações aritméticas valendo-se da manipulação de objetos. Esse contato permite a elas a realização do raciocínio abstrato. Porém, não significa que a criança irá compreender um determinado conceito somente a partir da visualização. O entendimento esta sujeito as ações e as atividades que auxiliem essa compreensão.O material concreto é hoje um recurso didático que vem merecendo destaque para as questões de ensino-aprendizagem. Além de trazer o interesse para o aluno ele vem proporcionar uma aula mais dinâmica, fazendo o educando se evolver com o conteúdo tratado. Pode-se citar o material dourado como um dos recursos que auxiliam na aprendizagem e que possui fácil manipulação e aplicação. Neste trabalho serão abordados aspectos da educação matemática, o uso de material concreto para as aulas de matemática. No entanto nota-se que o uso do material dourado, traz benefícios para os educandos, facilitando o processo de ensino-aprendizagem das operações básicas. Fazendo assim com que o aluno tenha muito mais interesse em aprender a matéria proposta pelo professor.
INTRODUÇÃO
Um dos mais importantes pesquisadores de educação e pedagogia foi o psicólogo e filósofo suíço Jean Piaget (1896-1980). A essência do seu trabalho ensina que ao observarmos