Cartilha
Polo: Fortaleza – Centro
Curso: Serviço Social
5º semestre
Disciplina: Gestão do Sistema Único de Assistência Social - SUAS
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Prof.ª Ma. A. S Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes
Fortaleza, Maio de 2012
[pic]
[pic]
Seus Direitos Assegurados pelo LOAS/SUAS
POLÍTICA NACIONAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL
A Constituição Federal de 1988 inseriu a assistência social como política pública integrante do sistema de seguridade social, juntamente com a saúde e a previdência. Definindo princípios e diretrizes que a institui abrangente e contínua, mudando a concepção da assistência social e tornando-a responsabilidade do Estado.
A Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS, lei 8.742/93, vêm respaldar e dar legitimidade para a Assistência Social numa perspectiva de universalidade, igualdade e participação popular na sua gestão. Para a efetivação dessa política foi aprovada a resolução n.º 145/04 no Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, junto com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS e a Secretaria Nacional de Assistência Social – SNAS, a implantação da Política Nacional de Assistência Social – PNAS, em que foi deliberada a construção e a implementação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, este, considerado um novo modelo de gestão de política pública. “descentralizado e participativo”, constituído na regulação e organização em todo território nacional das ações socioassistenciais, de acordo com sua lei de criação.
LOAS – (Lei Orgânica da Assistência Social) – Lei Nº. 8.742/93
A LOAS institui benefícios, serviços, programas e projetos destinados ao enfrentamento da exclusão social dos segmentos mais vulnerabilizados da população. Tendo como objetivos, a proteção à família e aos indivíduos a ela pertencentes em relação aos ciclos da vida que os