cartilha
Pé na faixa
Caros Cidadões Ipatinguenses
Ipatinga quer um trânsito mais seguro. E convida você para entrar nesta campanha. Esta cartilha traz informações sobre como começou a campanha Pé na Faixa, qual seu objetivo e como vai funcionar o sistema de travessia de pedestres. Além disso, traz dicas de segurança para motoristas e pedestres, visando evitar acidentes e proporcionar um convívio mais harmonioso no trânsito.
Introdução
Embora o espaço público pertença a todos de maneira igualitária, nem sempre a convivência social no trânsito parece basear-se neste princípio de igualdade. O crescimento populacional, o aumento da frota de veículos, a precária conservação das estradas, o longo tempo de uso da frota e sua manutenção inadequada, entre outros fatores, dificultam a locomoção das pessoas e geram a falta de comunicação com o espaço.
Essa é a razão do surgimento de uma série de comportamentos inadequados no trânsito: avanço de sinal, estacionamento em local proibido e travessia fora da faixa.
Por que respeitar o pedestre?
Segundo dados estatísticos do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), mais de 11 mil pedestres por ano são vitimas de acidentes de trânsito. Os mais vulneráveis são as crianças e idosos: enquanto as crianças têm menor percepção de perigo, os idosos apresentam menor mobilidade e agilidade, deficiências auditivas e visuais e redução dos reflexos.
Trânsito não é mais assunto só para quem está dirigindo. O Código de Trânsito Brasileiro (C.T.B) convoca os pedestres a assumirem responsabilidades e cumprirem deveres.
A Cartilha pé na faixa
A cartilha educativa Pé na Faixa tem como foco diminuir as estatísticas de acidentes e mortes no trânsito em Londrina, e gerar uma mudança de comportamento em todos os usuários da via.
A educação dos motoristas será demonstrada no respeito ao pedestre na faixa. Quando o pedestre sinalizar que quer atravessar, o condutor,