Sistema reprodutor masculino
1. Bolsa Escrotal.
1.1 – Conceito: É uma dobra de pele situada na região anterior do períneo onde estão alojados os Testículos, epidídimos e início do cordão ou funículo espermático.
1.2 – Estrutura:
– Pele.
– Dartos (músculo liso). Uma fina camada de tecido contrátil peculiar diretamente sob a pele do escroto.
– Septo.
– Rafe: É uma linha visível ou crista de tecido sobre o corpo humano, que se estende a partir do ânus através do períneo. Nos homens, este rafe continua através da linha média do escroto e para cima, através do aspecto posterior da linha média do pênis.
a) Testículo:
a.1 – Conceito: É a gônada masculina produtora de gameta s (espermatozóides) e hormônios sexuais (testosterona). Um espermatozóide leva cerca de 70 dias para ser produzido. Eles não podem se desenvolver adequadamente na temperatura normal do corpo (36,5°C). Assim, os testículos se localizam na parte externa do corpo, dentro da bolsa escrotal, que tem a função de termorregulação (aproximam ou afastam os testículos do corpo), mantendo-os a uma temperatura geralmente em torno de 1 a 3 °C abaixo da corporal.
a.2 – Configuração externa:
Faces: lateral e medial.
Bordas: anterior e posterior.
Pólos: superior e inferior.
a.3 – Envoltórios: São expansões do peritônio e dos músculos abdominais que foram trazidos na descida do testículo procedente da cavidade abdominal.
Os testículos estão encerrados numa cápsula, a túnica albugínea composta por tecido conjuntivo denso. A túnica albugínea é contínua com o tecido conjuntivo frouxo do mediastino testicular no pólo anterior do testículo. Ele envolve a rede testicular (rete testis) . A túnica albugínea também é contínua com o tecido conjuntivo frouxo dos septos testiculares. Estes septos dividem o testículo em lóbulos (lóbulos testiculares).
Túnicas vaginais:
a. Visceral
b.