Fases Piaget
Teoria de Desenvolvimento humano de Jean Piaget
São Paulo
2014
Teoria de Desenvolvimento humano de Jean Piaget
Segundo Piaget cada período é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias.
Fases
Sensório motor (o recém nascido e o lactente - 0 a 2 anos)
Esse período a criança se desenvolve através da percepção e dos movimentos.
O bebe usa a os reflexos básicos, como de sucção, levando objetos a boca para assimilar mentalmente o meio que o cerca. Esses reflexos se aprimoram com o tempo. A inteligência é prática e as noções de espaço e tempo são construídas pela ação. O contato com o meio é direto e imediato, sem representação ou pensamento.
Ao longo desse período, irá ocorrer na criança uma diferenciação progressiva entre o seu eu e o mundo exterior. Inicialmente a criança se entende como se o mundo fosse continuação do seu próprio corpo, com os progressos na inteligência, a criança passa a perceber que ela é um elemento entre outros no mundo
Exemplos:
O bebê “pega” o que está em sua mão; "mama" o que é posto em sua boca; assim consegue assimilar o que está diante de si.
A criança puxa a toalha de mesa para pegar um pacote de bolacha, porque ela entende que dessa forma a pacote ficará ao alcance das suas mãos.
Pré-operatório ( a 1ª infância - 2 a 7 anos)
Nesse período acorre o aparecimento da linguagem, que influenciará modificações nos aspectos intelectuais, afetivo e social da criança.
Grande parte do repertório verbal da criança nessa fase é usada de forma imitativa, sendo que ela não conhece os significados das palavras.
Nessa fase a criança ainda é centrada em si mesma e prioriza o seu próprio ponto de vista, também não consegue se colocar no ponto de vista do outro, dessa forma o trabalho em grupo fica dificultoso.
No aspecto afetivo, surgem os sentimentos interindividuais, um dos mais importantes é o respeito que a criança nutre pelas pessoas