tudo sobre arte
Mastaba é um túmulo egípcio.
As Mastabas eram as edificações para abrigar os cadáveres que precederiam as famosas pirâmides.
Uma Mastaba era construída com tijolos produzidos a base de argila e palha que eram expostos ao sol para permitir o enrijecimento e sequente corte mais preciso
O nome mastaba foi dado a estes sepulcros em tempos modernos. A palavra é de origem árabe e significa banco. Isso porque, quando rodeadas por dunas de areia quase até a sua altura total, fazem lembrar os bancos baixos construídos na parte externa das casas egípcias atuais e nos quais os moradores sentam-se e tomam café com os amigos.
Era o túmulo egípcio destinado ao sepultamento de nobres e sacerdotes, com forma de trapézio e dividido em duas câmaras (uma sala onde se colocavam as oferendas e outra subterrânea onde ficava o sarcófago com o corpo mumificado).
Pedra de Roseta
A Pedra de Roseta é um bloco de granito negro (muitas vezes identificado incorretamente como "basalto"), mede 118 cm de altura, 77 cm de largura e 30 de espessura.
Ela foi descoberta em 1799, numa expedição militar do então general Napoleão. Proporcionou aos investigadores um mesmo texto escrito em egípcio demótico, grego e em hieróglifos egípcios. Como o grego era uma língua bem conhecida, a pedra serviu de chave para a decifração dos hieróglifos por Jean-François Champollion, em 1822 e por Thomas Young em 1823.