Fases cognitivas e temporais de Piaget
Curso: Pedagogia
Turma:401
Aluna: Amanda Fernandes de Azevedo
Professor: Elias
*Pesquisa: Fases cognitivas e temporais de Piaget
1)- Período sensório-motor (0-24 meses) Nesse período o bebê organizará suas estruturas psicológicas básicas(perceptivo, motor, intelectual,afetivo,social). O bebê começa a explorar seu próprio corpo e age basicamente utilizando seus sentidos. A criança começará com uns poucos reflexos inatos que irão gradualmente, pelo exercício, se transformando em esquemas sensori-motores. Exemplificando: a criança herda uma tendência instintiva a se nutrir, tendência esta que será atualizada pelo reflexo de sucção. Essa ação tende a se modificar com o passar do tempo.
2)- Período pré-operacional (2-7 anos) Ao se aproximar dos 24 meses a criança estará desenvolvendo ativamente a linguagem o que lhe dará possibilidades de, além de se utilizar da inteligência prática decorrente dos esquemas sensoriais-motores formados na fase anterior, iniciar a capacidade de representar uma coisa por outra, ou seja, formar esquemas simbólicos. Isto será conseguido tanto a partir do uso de um objeto como se fosse outro, de uma situação por outra ou ainda de um objeto, pessoa ou situação por uma palavra. Nessa fase a criança terá um pensamento egocentrico, isto é, centrado no eu, Nesse período aparece à linguagem oral, que se inicia por volta dos dois anos. O animismo é uma característica forte do período pré-operatório. A criança geralmente atribui características humanas a objetos ou animais. Por exemplo: A faca é má. As ações no período operatório já são internalizadas, no entanto não são reversíveis.
3)- Período das operações concretas (7-12 anos) Este período que corresponde praticamente à idade em que se inicia a freqüência à escola elementar será marcado por grandes aquisições intelectuais. Há um declínio do egoismo intelectual e um paulatino crescimento do pensamento lógico formal. A criança terá