trabalho
ESTÁGIO IDADE MÉDIA
Sensório – motor Até os 18 meses
Pré – operatório Até os 7 ou 8 anos
Operações concretas Entre 7 e 12 anos
Operações formais A partir dos 12 anos
Por outro lado, os estágios são temporalmente interdependentes, isto é, para que o indivíduo atinja um novo estágio, é necessário que tenha atingido o estágio anterior, e mesmo na idade adulta, pode-se afirmar que em muitos casos, em algumas áreas específicas, o ser humano pode ainda não ter atingido todos os estágios. Por exemplo, nem todas as pessoas são operatórias formais com relação a sua capacidade para nadar, cozinhar ou mesmo jogar xadrez.
Sensório – motor: é o período da inteligência prática, porque é uma fase do desenvolvimento cognitivo onde a criança não usa a linguagem, emprega apenas as suas ações e percepções, daí a razão da denominação desse primeiro estágio, pois é a ação e a percepção que estimulam o desenvolvimento das estruturas mentais.
Pré – operatório: nesse estágio se dá o início do “pensamento com linguagem, o jogo simbólico, a imitação diferenciada, a imagem mental e as outras formas de função simbólica”. Este estágio é também conhecido como o estágio da representação, segundo Piaget, há um desenvolvimento notável das estruturas mentais, ou seja, nesta fase a criança entra no mundo dos valors, das regras, das virtudes e das noções de certo e errado. Este fato é importante porque não se pode falar em moral no estágio anterior, mas apesar de saber diferenciar regras condicionadas pela natureza de normas morais ou sociais, ela ainda não pode compreende o sentido de