Farmacologia relatório
Uma das maiores responsabilidades atribuídas ao profissional da saúde é o preparo e a administração de medicamentos. Qualquer erro pode trazer conseqüências fatais para o paciente. Por isso é indispensável que os profissionais dessa área tenham muito conhecimento, consciência e uma atuação extremamente cuidadosa. O cálculo de medicação é o método pelo qual se calcula a quantidade de medicamento a ser administrado, para que o paciente receba medicação na dose prescrita. Nos medicamentos em forma de solução considera-se soluto a substância a ser dissolvida no solvente, normalmente água destilada ou soro fisiológico. Para calcular corretamente as dosagens costuma-se usar dois sistemas de pesos e medidas: O sistema métrico decimal (l, ml, cm³, Kg, g, mg, mcg); e o Sistema doméstico (gotas, colher de chá, colher de café, colher de sopa, e copo graduado).
2. OBJETIVO
Calcular doses simulando sua utilização na terapêutica, e conhecer os processos de diluição.
3. DEFINIÇÕES
Diluição: diluir uma solução significa dissolver; adiciona-se a ela solvente não alterando a massa do soluto.
Dose:
Posologia:
Reconstituição de um fármaco:
Principais unidades de medida na terapêutica:
4. EXERCÍCIOS
a) Partindo de uma ampola de anestésico que contém 10mg/ml. Quantos ml seriam necessários para um paciente com 50kg usando uma dose de 0,1mg/kg?
b) Uma solução de estoque de cloreto de sódio (NaCl) contém 10mg/ml. Prepare a partir dela, 1ml de volume final de solução com as seguintes concentrações: 5mg/ml, 2mg/ml, 8mg/ml, 4mg/ml?
c) Se você tem uma solução estoque de NaCl 5%, como se prepara 125ml de uma solução que tenha concentração final de NaCl 0,9%
d) Você tem uma solução estoque de glicose de 10g/L, através dela prepare outras soluções com 2ml, 20ml, 200ml de solução de glicose com concentração de 1mg/ml?
e) Um animal pesando 300g precisa ser anestesiado com pentobarbital na dose de 75mg/kg. Qual o volume em ml que o animal