Relatorio de farmacologia
CURSO: BACHAREL EM NUTRIÇÃO
DISCIPLINA: FARMACOLOGIA
DOCENTE: MARIA DO CARMO
RELATÓRIO
DETERMINAÇÃO DA DOSE LETAL
ACADÊMICAS:
AMANDA RÊGO
FLORIANO, 20 DE MARÇO DE 2013
INTRODUÇÃO
“Todos os fármacos são tóxicos em alguma dose. Definir de maneira correta as toxicidades limitantes dos fármacos e o índice terapêutico pela comparação dos benefícios e riscos de um novo fármaco pode ser visto como parte mais essencial do processo de desenvolvimento do novo fármaco” (KATZUNG, 2010). “O estudo da relação dose-resposta ou dose-efeito é extremamente importante. Existe uma relação de dose-resposta gradativa em determinado individuo e uma relação de dose resposta quântica para a população. As doses gradativas de um fármaco administradas a um determinado indivíduo geralmente levam ao aumento da magnitude da resposta à medida que a dose aumenta. Numa relação de dose-resposta quântica, a percentagem da população afetada cresce à medida que a dose aumenta, sendo uma relação quântica porque o efeito é especificado como presente ou ausente em determinado indivíduo. “Esse fenômeno de dose-resposta quântica é de extrema importância em Toxicologia e usado para determinar a dose letal média (DL50) dos fármacos e outros compostos químicos” (BRUNTON, 2006).
O experimento realizado teve como finalidade estudar a toxicidade do anestésico Tiopental sódico (50mg/Kg, 100mg/Kg e 200mg/Kg) administrado em Mus musculus por via intraperitoneal como também estabelecer a correlação dose-efeito nessa espécie.
MATERIAIS E MÉTODOS
Utilizaram-se 15 animais da espécie Mus musculus e os dividiram entre as três bancadas, cada uma ficando com cinco animais, sendo que cada bancada teve que dividir essas cobaias em cinco grupos. Em cada grupo administrou-se uma concentração diferente de anestésico, sendo: grupo I foi 0,182ml, grupo II 0,182ml , grupo II 0,15ml, grupo IV 0,189ml e grupo V 0,218 ml. Cada animal, de acordo com o seu peso,