RELATORIO DE FARMACOLOGIA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE / FACIME
CURSO: BACHARELADO EM MEDICINA
DISCIPLINA: FARMACOLOGIA E FARMACOTERAPIA
PROFESSOR: FABRÍCIO AMARAL
IMPORTÂNCIA DA VIA DE INTRODUÇÃO NA ABSORÇÃO DOS MEDICAMENTOS EM Rattus novergicus
Etevam Sousa Borges(1033339)
TERESINA, (PI) ABRIL, 2013
INTRODUÇÃO
“Absorção é a transferência do fármaco do seu local de administração para o compartimento central e a amplitude com que isto ocorre.” (BRUNTON, 2007). “O principal objetivo é que o medicamento saia do local onde foi administrado e atinja seu sitio de ação em um tempo e modo previsíveis, para que possa exercer a sua função. A escolha do método de administração depende, entre outros fatores, das propriedades físico-químicas do fármaco, das limitações fisiológicas para a administração ou sitio de absorção e da situação clinica do paciente.” (PANDIT, 2008).
Esse experimento teve como finalidade observar as diferentes vias de administração e a velocidade de absorção de cada uma para o mesmo efeito terapêutico, tomando como exemplo a aplicação de quetamina em Rattus novergicus nas vias oral, intraperitoneal e intravenosa.
MATERIAIS E MÉTODOS
O trabalho experimental foi realizado no laboratório de Farmacologia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), utilizando-se 3 animais da espécie Rattus norvegicus de variedade albina, dócil e de fácil manejo em laboratório. Na primeira parte do experimento pesaram-se os animais a serem utilizados (Rattus novergicus) e logo após verificou-se alguns parâmetros iniciais como frequência respiratória, reflexo palpebral (presente, diminuído ou ausente) e a sua atitude (normal, excitado, deprimido ou dormindo). Já na segunda parte, administrou-se nos três ratos devidamente identificados (três machos, um marcado na cabeça, uma marcado no dorso e o outro sem marcação) Quetamina, utilizando para cada animal uma via diferente (marcado na cabeça via oral, sem marca via