fichamento
Lojas que vendiam normalmente pequenos geradores domésticos por 250 dólares pediam agora 2 mil dólares.(p.11).
Muitos habitantes da Flórida mostraram-se revoltados com os preços abusivos. “Depois da tempestade vêm os abutres” foi uma das manchetes do USA Today.(p,11)
A Flórida tem uma lei contra preços abusivos e, após o furacão, o gabinete do procurador-geral recebeu mais de duzentas reclamações. Alguns dos reclamantes ganharam ações judiciais.(p,11)
Entretanto, quando Crist exigiu o cumprimento da lei sobre preços extorsivos, alguns economistas argumentaram que a lei – e o ultraje público — baseava-se em um equívoco.(p,12).
A discussão sobre abuso de preço provocada pelo furacão Charley levando grave questões sobre moral e lei.(p,13)
Para aqueles com posses mais moderadas, tais preços constituem uma dificuldade real, que pode levá-los a permanecer em locais perigosos em vez de buscar seguramça.(p,14-15)
As pessoas se revoltam com “abutres” que se aproveitam do desespero alheio, e querem punilos—e não recompensá-los com lucros inesperados.(p.15).
Em alguns casos, questões sobre virtude e honra são óbvias demais para ser negadas.(p.18).
Desde o início das atuais guerras do Iraque e do Afeganistão, um número cada vez maior de veteranos vem sendo diagnosticado com estresse pós-traumático e recebendo tratamento.(p.18).
Depois que um grupo de consultores estudou a questão, o Pentágono anunciou, em 2009, que o Coração Púrpura seria reservado aos soldados com ferimentos físicos.(p.19)