relatório de aula prática - farmacologia
O folículo ovariano é a unidade básica estrutural e funcional do ovário mamífero, pois fornece o ambiente necessário para o crescimento e a maturação oocitária. Apesar da grande população de folículos primordiais presentes no ovário mamífero, a maioria (99,9%) morre por atresia e somente poucos folículos conseguem chegar à ovulação. O processo de atresia folicular pode ocorrer por via degenerativa e/ou apoptótica. As características estruturais e os eventos moleculares de apoptose (morte celular programada) diferenciam esse tipo de morte celular da necrose, na qual um grupo de células morre simultaneamente, enquanto a apoptose sempre ocorre em uma única célula circundada por células normais.
Conforme o exposto acima, considerando-se o fato de que a quase totalidade dos oócitos será eliminada pelo processo de atresia, caso eles permaneçam no interior dos ovários, a biotécnica de Manipulação de Oócitos Inclusos em Folículos Pré-antrais (MOIFOPA) vem sendo desenvolvida com o objetivo de recuperar um grande número de oócitos inclusos nesses folículos e, posteriormente, cultivá-los in vitro até sua completa maturação, prevenindo-os assim da atresia folicular. Esta biotécnica poderá fornecer milhares de oócitos maduros, que podem ser utilizados para a multiplicação de animais de alto valor genético ou em via de extinção. Nesse sentido, o desenvolvimento de um sistema que permita o crescimento in vitro de folículos pré-antrais e que resulte em oócitos aptos a serem maturados e fecundados também de forma in vitro seria de grande importância tanto para a compreensão da foliculogênese na fase inicial, como para a preservação a longo prazo de células germinativas femininas. Vários trabalhos têm sido realizados no sentido de promover o crescimento de folículos pré-antrais de forma in vitro.
Objetivos
Analisar e compreender as técnicas utilizadas para realizar a punção aspirativa de folículos ovarianos, bem como observar a ultra-estrura e a