farmacologia
EMANOELA
ERIKA
RELATÓRIO DE AULA PRATICA DE FARMACOLOGIA
FORMAS FARMACÊUTICAS E VIAS DE ADMINISTRAÇÃO
Maceió-AL
2013
Formas Farmacêuticas e Vias de Administração
OBJETIVO
Conhecer as diferentes formas farmacêuticas, além de detalha as vantagens e desvantagens de suas formas .Mostrar as vias de administração e seu efeito de absorção mais rápida.
.
INTRODUÇÃO
Devemos entender que a via de administração é o caminho pelo qual um medicamento é levado ao organismo para exercer o seu efeito. Que existe varias formas farmacêuticas e que são classificadas da seguinte forma:
VIA ENTERAIS VIA PARENTERAIS
Oral Subcutânea
Retal Intramuscular
Sublingual Intradérmica Intra-Arterial
MATERIAS E METODOLOGIAS
SOLIDAS SEMI-SOLIDAS LIQUIDOS
Drágea Pomada em Xarope
Comprimido Creme Suspenção
Capsulas Gel Solução e Loção
DISCURSÃO
Via Enteral
Vantagens: A distribuição do fármaco na circulação é lenta após a administração oral, evitando- se assim a ocorrência de rápidos níveis sanguíneos elevados, além disso, existe uma menor probabilidade de efeitos adversos e não exigem uma técnica estéril.
Desvantagens: A taxa de absorção varia, esta variação torna-se um problema se o efeito terapêutico desejado de um fármaco for separado de seus efeitos tóxicos por uma pequena faixa de nível sanguíneo. E pode ocorrer irritação da mucosa.
Via Parenteral
Vantagens: Fármaco atinge mais rapidamente o local de ação, produzindo uma resposta rápida, que pode ser necessária em situações de emergência. A dose pode ser administrada com maior precisão. Podem-se ser administrados grandes volumes de medicamentos por via intravenosa, a administração parenteral pode ser utilizada quando a via enteral é impossível, a disponibilidade é mais rápida e mais previsível. A dose eficaz pode ser escolhida de forma mais preciso no tratamento