Violência Contra o Idoso
COLEGIADO DE CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
Trabalho apresentado à disciplina optativa Violência, Relações Sociais e S. Social do Curso Serviço Social – Universidade Federal do Espírito Santo, como requisito parcial para à obtenção de nota referente ao semestre 2011.1.
VITÓRIA 2.011
Violência Contra o Idoso
Este trabalho, intitulado Violência Contra o Idoso, visa satisfazer requisito para aprovação na Disciplina Violência, Relações Sociais e Serviço Social. Abordaremos a questão num primeiro momento, apresentando os dados estatísticos relativos à cidade de vitória; a seguir definiremos violência contra a pessoa idosa e quais os tipos de violência; concluímos falando sobre como prevenir.
Na modernidade a periodização da vida em etapas claramente demarcadas caminhou ao lado da identificação dos significados associados à velhice, em nossa época e sociedade, tais como degeneração e decrepitude.
No Brasil em 2007 a violência contra o idoso era considerada um fenômeno, pois ainda nessa época eram poucos os trabalhos que tratavam desse assunto, exceto em casos de mortes ou de morbidade, apesar de existir uma lei datada de 1994(Lei 8842/94 e Decreto 1948, de 1996), então, com o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) teremos ações mais efetivas para o enfrentamento da questão mencionada anteriormente. A Lei Orgânica da Assistência Social-LOAS, de 1993, garante nesse momento ao idoso um benefício de prestação contínua no valor de um salário mínimo.
VITÓRIA – ESPÍRITO SANTO
VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA
Habitantes: 292.304