violencia contra o idoso
ADELIANE MOREIRA
CINTHYA CAROLINE SANTOS PRAZERES
NADILANE SANTOS
SELMARA FONSECA CONCEIÇÃO
ARTIGO CIÉNTÍFICO
FEIRA DE SANTANA
2013
ADELIANE MOREIRA
CINTHYA CAROLINE SANTOS PRAZERES
NADILANE SANTOS
SELMARA FONSECA CONCEIÇÃO
ARTIGO CIENTÍFICO
Artigo apresentado à professora Rute Paranhos Silva Mendes como instrumento de avaliação parcial na disciplina Produções de Textos Acadêmicos Científicos, 2 semestre, 2013.2, do curso de Serviço Social da FAN.
FEIRA DE SANTANA
2013
RESUMO
O presente artigo consiste em um estudo sobre a violência doméstica contra a pessoa idosa, violência esta, que varia de simples ofensivas verbais até agressões físicas e psicológicas. Do ponto de vista de muitos pesquisadores a violência doméstica é considerada como um grande problema social e jurídico, pois o idoso, na maioria das vezes, não denuncia o seu parente ou cuidador como agressor, dificultando assim, o exercício dos órgãos do Poder Público em defendê-los contra abusos e agressões cometidos por sua família.
Pretende-se chamar a atenção para esse problema que se encontra de forma drástica e crescendo cada vez mais no país, onde têm discutido e procurado combater com medidas por meio do estatuto do idoso que retrata os diretos que os idosos têm de serem bem tratados e cuidados, pois a cada dia são várias denúncias de violência e maus tratos.
Palavras chaves: Violência contra o idoso, maus tratos, estatuto do idoso, família.
1INTRODUÇÃO
O Brasil está se preparando para o envelhecimento de sua população instituindo dispositivos legais de amparo à pessoa idosa, dentre os quais os que estão presentes na Constituição Federal. Estes acabaram constituindo diretrizes para a criação da Lei nº 8.842, de 04 de janeiro de 1994, que dispõe sobre a Política Nacional do Idoso e cria o Conselho Nacional do Idoso, além do