Violencia Contra o Idoso
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
BIMESTRE: 3º
TURMA: 2012
PROFESSOR (A):
Aluno(s):
ELIANE OLIVEIRA DOS SANTOS RA1218642
ELIENE SANTOS BATISTA RA 1200197
GENIVALDO FERREIRA DOS SANTOS RA 1225501
GLESSE KELLY
MARIA DOS REIS RA 1227942
PAULA VANESSA DA SILVA RA 1222419
RITA DE NAZARÉ PEDRO XAVIER RA 1208124
SIRLEIA OLIVEIRA DA SILVA RA 1223723
POLO ALTAMIRA
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
3
2. QUAIS MEDIDAS PODERIAM ACABAR OU DIMINUIR CONTRA A
VIOLÊNCIA DO IDOSO
4
3. CONCLUSÃO
6
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
7
2
INTRODUÇÃO
A violência contra o idoso no seio da família historicamente é um grande problema que vem se agravando gradativamente, nos dias atuais tanto no âmbito nacional como internacional. O velho se torna um alvo fácil, devido ele si tornar uma pessoa vulnerável em depender de sua família em vários aspectos, como na saúde, dependência financeira, porque ele se torna quase como se fosse uma criança, devido aos cuidados especiais que se requer na situação do momento.
As relações de troca e a ajuda mútua entre pais e filhos são os principais fatores que tem assegurado, ao longo da historia, a sobrevivência nas idades mais avançadas (SAAD, 2004, p.169). E é exatamente este fator que nós iremos abordar ao longo deste trabalho.
Contudo, quando nos referimos à família devemos enfatizar que ela é o suporte básico de zelar e cuidar do idoso. Temos o dever e a obrigação de dar o suporte e assistência tanto no seio da família e toda a rede de proteção quanto na esfera federal, estadual e municipal, sendo assim dando condições dignas de cidadania.
3
QUAIS
MEDIDAS
PODERIAM
ACABAR
OU
DIMINUIR
CONTRA
A
VIOLÊNCIA DO IDOSO?
O tema aqui levantado trata da questão da violência contra o idoso, e das medidas que podem ser tomadas para amenizar esse problema intrafamiliar contra eles, conseqüentemente o qual pode ser não apenas simples ofensivas verbais, agressões