Violencia contra idosos
321
Maus-tratos contra idosos: atualização dos estudos brasileiros
Abuse against elderly: update of the brazilian studies
A TUALIZAÇÃO / A TUALIZATION A R T I C L E ARTIGO
DE
Danúbia Jussana de Sousa* Harriet Jane White* Letícia Maria Soares* Gloria Teixeira Nicolosi* Fernanda Aparecida Cintra* Maria José D’Elboux*
Resumo
O envelhecimento populacional trouxe consigo temas emergentes como os maustratos contra idosos, que em decorrência de seu caráter biopsicossocial, aspira por investigações mais profundas e soluções urgentes. A pouca disseminação das informações sobre maus-tratos aos idosos contribui para a perpetuação da violência e, frente a este cenário, o presente estudo objetivou realizar uma atualização ampla da literatura através da caracterização dos tipos de violência, do perfil do agressor e vítima, principais locais de ocorrência, indicadores, epidemiologia, instrumentos de detecção e propostas de resolução com base nos dados dos últimos anos de pesquisa científica (2001 a 2008). No desenvolvimento desta produção, nos deparamos com a escassez de dados epidemiológicos atualizados que expressem a verdadeira dimensão estatística do problema, além da ausência de exploração científica minuciosa das diversas faces da violência contra o idoso. Sendo assim, este possui, também, o intuito de enfatizar a necessidade de futuras produções científicas abordando a presente questão visto que, por meio do maior entendimento e desenvolvimento de pesquisas acerca do assunto, serão ampliadas as condições para prevenção, autuação e condutas adequadas, tanto por parte de órgãos e profissionais, que sejam ou não da área da saúde, quanto pelos próprios idosos que necessitam de maior respaldo de orientação.
Palavras-chave: MausTratos ao Idoso. Violência. Idoso. Violência Doméstica. Coleta de Dados. Instrumentos de Investigação.
Abstract
The population aging process brought emerging themes, including abuse of elderly people. Because