Metodologia tcc motivação e desenvolvimento nas organizações
Uma das principais responsabilidades de um líder é a formação de novos líderes, porque disso depende o futuro da organização. A formação de novos líderes, porém, não é apenas uma responsabilidade, mas a maior gratificação na jornada do líder, porque em liderança não existe “sucesso sem sucessor”.
É importante, porém, não confundir instrução e formação. A instrução assume responsabilidade, mas atinge apenas o “fazer”, enquanto a formação é capaz de tocar o “ser”, evocando compromisso e envolvimento com a vida daqueles que estão sendo formados. É preciso compreender que a instrução não forma, já que é possível instruir pessoas que têm ideologias e valores totalmente opostos aos seus, porém, para formá-las, é preciso caminhar junto, colocar os braços ao redor, compartilhar valores, sentimentos, paixões, conhecimento e sabedoria.
O verdadeiro líder atua como um técnico, criando condições de desenvolvimento com um modelo de aprendizado contínuo, no qual o principal objetivo é que as pessoas se desenvolvam e, assim, aumentem sua capacidade de ação, levando-as à conquista da excelência por suas próprias mãos, ajudando-as a entender o que falta para que possam atingir o nível esperado por meio de planos de ação e feedbacks constantes. Livro: Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach, de Marco Fabossi.
MOTIVAÇÃO:
A motivação é um fator realmente importante para a produtividade.
Pessoas produzem mais quando estão envolvidas em projetos regidos pela motivação pessoal. Duas pessoas exercendo a mesma função podem apresentar resultados diferentes. Porque isto? A resposta pode estar no fato de que uma age regida por intensa motivação e a outra, não.
Apenas 3% das pessoas adultas, segundo estudos de profissionais renomados, têm um programa bem elaborado de metas, iniciativa que permite enfrentar crises cotidianas com maior entusiasmo. Pessoas que não definem metas são geralmente desmotivadas, com maior tendência à auto-imagem negativa e a problemas