Familia contemporanea
Este trabalho tem por objetivo fazer uma viagem na historia da família contemporânea e porque não fazermos algumas comparações sobre a família tradicional e a contemporânea.
Vamos perceber como foram grandes as mudanças no contexto das famílias e suas relações entre si.
Iremos perceber que o desenvolveram essas mudanças fora mos grandes avanços, a nova demanda de um mundo tão globalizado que exige uma maior flexibilidade o que acaba por comprometer ate os vínculo e laços afetivos dentro do ambiente familiar. Vamos compreender que a família brasileira tem passado por muitas transformações, por conta dos acontecimentos históricos, econômicos, sociais e demográficos acontecidos ao longo do último século, principalmente para a mulher que passa ganhar seu espaço e deixa de ser vista apenas como dona do lar e em outros casos passa a ser a chefe da família por questões financeiras ou socais.
Um olhar sobre a família contemporânea
Mesmo tendo em nossa sociedade vários modelos de famílias, são vários os arranjos familiares que estão fazendo com que as famílias tradicionais entrem em crise, o que faz com que as crises aconteçam foi a revolução industrial, movimento feminista, movimentos estudantis que requeriam outros valores, mudanças estrutural e social para que as pessoas possam se adequar melhor a essa nova realidade.
Uma coisa curiosa desta nova realidade e que a nova realidade interfere na gravidez balando o valor sagrado da família que é a maternidade com uso da pílula anticoncepcional; a mulher pôde desvincular a sexualidade da maternidade: esta passa a ser uma opção e não um “destino como era antigamente. Podemos ver que a família brasileira esta cada vez mais diversificada e com muito mais espaço para casais com chefiadas por mulheres onde muitas vezes o pai e quem ficam no lar. A família e denominada como um grupo social que é influenciado por uma ou mais pessoas e instituição e entre eles existem sempre um grau de parentesco, onde se