Falencia
Dentre as responsabilidades fundamentais dos sócios, podem ser destacados o dever de cooperação econômica, de formação e administração do capital social e de responsabilidade para com terceiros, porém quando esses fatores importantíssimos já não correspondem mais a sua capacidade, a empresa entra em conflito financeiro, causando não somente prejuízos a sua própria sociedade, mas também com a sociedade econômica geral. Pois quando uma empresa passa por dificuldades financeiras, estas promovem um ciclo de prejuízos que podem até chegar a falência de outras demais sociedadesQuando a empresa começa a não cumprir suas obrigações e não consegue capitar recursos para mesma, ela entra em um colapso e vem a falir em muitas vezes, por esse motivo os sócios são responsabilizados pelas despesas que ficaram em aberto e pagam cada a qual o valor devido, através de execução dops bens patrimoniais e no caso de responsabilidade ilimitada, também com seus bens pessoais. Na responsabilidade limitada, o sócio corresponde somente ao valor de sua participação na sociedade, executando apenas o patrimônio da sociedade, apenas em caso de dolo, o mesmo acaba se responsabilizando ilimitadamente por seus atos e seus bens, no caso do patrimônio da empresa não for suficiente para o pagamento dos credores, é executado até completar todos os pagamentos.
1-INTRODUÇÃO
A nossa pesquisa vem relatar a responsabilidade dos sócios limitada e ilimitadamente frente à falência da sociedade empresária.
Por esse motivo viemos através dessa pesquisa destacar as responsabilidades que os sócios possuem em uma sociedade, quais suas responsabilidades, se são limitadas ao valor de sua participação ou ilimitadas ao seu capital.
A falência é um fato jurídico que atinge a sociedade empresário, subentendendo a um processo judicial, para arrecadar meios de pagamentos devido a credores e trabalhadores, e em muitos casos, e que não foram pagos pela impossibilidade material de fazê-lo, já que o