Projeto de ampliação de habitações populares
Afonso Manuel²
Bergson
Frederico Jansen
Jorge Alberto
Raul Gondin
Suzane Martins
Hoje no Brasil, diferente de alguns anos atrás onde segundo o Ministério das
Cidades o déficit habitacional era de cerca de 22 milhões de unidades, grandes projetos de moradias populares estão sendo executados ou em vias de licitações.
No
momento
da
elaboração
deste
projeto
audacioso
pensou-se
primeiramente no público alvo, de quanto isso sairia financeiramente para cada família e qual seria a contrapartida do governo.
Nos projetos de casas foi pensado uma gleba em torno de 35m² de área construída para uma família de 4 pessoas, ou seja, 2 pessoas por quarto.
O objetivo deste trabalho é, através do projeto arquitetônico original, respeitando o estrutural da casa, os limites e afastamentos, o norte geográfico e outras considerações que venha a surgir, estudar uma possível ampliação desta gleba, a fim de aproveitarmos ao máximo o terreno existente e de proporcionarmos a família moradora maior conforto, é claro, respeitando nossas regionalidades e condições financeiras. Além disso, será desenvolvido um Projeto Executivo na ferramenta CAD desta conclusão.
Vale lembrar que esta família fictícia a qual trabalharemos terá 5 moradores ao invés de 4, uma renda mensal de 3 salários mínimos e terão um prazo de 25 anos para pagar a gleba inicial.
Case apresentado as disciplina Desenho
Construção Civil do Curso de Engenharia
Civil da Unidade de Ensino Superior Dom
Bosco alunos do 3º período, ministrada pelo prof. Tatyana Medeiros.³
1.0
INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta solução de ampliação de casa popular que contém dois quartos, uma sala, uma cozinha e um banheiro, totalizando em aproximadamente 35 m². Sendo que a casa tem acomodações para quatro pessoas e família que irá morar na mesma é formada por cinco. Visando melhorar o bem estar para estes moradores foi estudado uma maneira de ampliar a casa dentro das condições da família