Caderno
Caderno TFG 1
segundo semestre 2010
Ari Felipe Miaciro Correia
Orientadora Helena Ayoub Silva
Durante o TFG1, foi proposto como objetivo estudar as diretrizes que serviriam de parâmetros para a o TFG2, portanto, este caderno tem como objetivo mostrar os estudos feitos e conclusões tiradas sobre o tema escolhido, habitação popular e de qualidade, tomando como base o programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal.
Foram feitos estudos tomando de projetos que foram considerados interessantes por diversos aspectos, principalmente pela possibilidadade da adequação do mesmo a uma produção habitacional popular.
Portanto este caderno é uma reunião das referências, estudos e primeiras impressões sobre o que será o trabalho final.
Introdução
O projeto tem como meta construir um milhão de casas, sedo dessas, 400 mil para pessoas de até 3 salários mínimos, 400 mil até 6 salários míinimos e 200 até 10 salários mínimos.
O governo está financiando casas de até R$ 52.000,00 para pessoas que ganham até
3 salários mínimos e de até 130.000,00 para quem ganha de 3 a 10 salários mínimos sendo que, o morador paga o valor equivalente a 10% de seu salário por 20 anos e o resto é subsidiado pelo governo.
Nos critérios que são utilizados para a aprovação de um projeto no programa, nenhum deles considera qualidade arquitetônica como fator primordial, a insolação, por exemplo, que seria um dos critérios avaliados, provavelmente poucas vezes foi realmente estudado por quem regula os projetos do programa, já que, muitos projetos aprovados são desastrosos ambientalmente.
Nos primeiros estudos feitos sobre programas sociais de habitação foram considerados apenas os projetos arquitetônicos apresentados para tais programas e não foi feito um estudo mais aprofundado sobre os programas habitacionais em si, não apenas como ferramenta pública de concessão de casas, mas também como instrumento responsável por proporcionar bem estar social e que deve ser sustentável