Extensao de marca
EXTENSÃO DE MARCA
Gestão de Marcas
Gestão Comercial/ Marketing
Conceito de Extensão de Marca
Extensão de marcas é uma estratégia de branding que é muito utilizada por muitos profissionais da área de marketing de diversas empresas, esse tipo de estratégia se tornou muito conhecida nos anos 90, nesta época 81% dos novos produtos introduzidos no mercado era extensão de marcas (Keller, 1998). Podemos conceituar a extensão de marca como a ação de estender o uso de determinada marca para outras versões de produtos/serviços, seja de forma direta ou indireta. Quando é introduzido o conceito de extensão pela marca, a mesma deseja utilizar-se da “fama” que teria, oferecendo e expandindo uma nova linha de produtos aos consumidores. O objetivo da extensão de marcas é facilitar o lançamento de novas alternativas de produtos/serviços, tendo a vantagem de expandir o nome da marca principal.
Uma marca que tem influencia no mercado ajuda a empresa a entrar com mais facilidade em novas categorias, em um novo nicho de produto, dando assim ao produto um reconhecimento imediato e uma rápida aceitação do consumidor. Diferente de uma marca iniciante, a extensão de marcas ajuda a empresa a evitar os altos custos que teria com publicidade e propaganda para promover a nova marca.
Tipos de extensões de marca
Segundo Aaker (1998), uma marca pode ser considerada estendida quando é colocada em produtos de classe diferente daquela na qual a marca está presente atualmente. Como a marca de canetas Bic que tem hoje no mercado produtos de classe diferentes como isqueiro e laminas de barbear.
Marcas com uma variedade grande de extensões (produtos/serviços) precisam ter muito cuidado, principalmente se estiverem se distanciando do produto-base.
De acordo com Tauber (1981) a extensão deve ser trabalhada de forma especifica e somente quando necessário, segundo ele é a partir da extensão de marca que a empresa se propõe a entrar em um novo negocio,