Explorando os limites de extensão de marcas
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Atividade a Distância em Grupo – Artigo Científico
Período - 2011/2º
Disciplina: Seminários em Educação a Distância
EXPLORANDO OS LIMITES DA EXTENSÃO DE MARCAS
1- Assunto
O texto tem como objetivo o estudo das estratégias de extensão de marca. Apresenta as diferenças entre extensão de marca e extensão de linha, mostra os riscos e benefícios desta estratégia e a percepção dos consumidores em relação a esta estratégia.
2-Resumo
A marca passou a ocupar uma posição de destaque e de sustentação para o crescimento corporativo. A consciência de que a marca não era apenas um símbolo no produto surgiu na década de 1940. Somente na década de 1980, os diretores das grandes empresas tomaram consciência de que o grande ativo de suas empresas estava em suas marcas.
As atividades relacionadas ao produto resumem-se no gerenciamento da qualidade do produto, nas características físicas, nas embalagens, nos tamanhos e formatos, nas garantias, e na marca que lhe é atribuída.
Atualmente, a marca pode ser considerada uma potencial ferramenta geradora de lucratividade e de longevidade de produtos. São grandes os benefícios resultantes da construção de uma marca organizacional. “Marca é um nome diferenciado e/ou símbolo, podendo ser representado por um logotipo, marca registrada, ou desenho de embalagem, destinado a identificar os bens ou serviços de um vendedor ou grupo de vendedores, além de diferenciar esses bens e/ou serviços de seus concorrentes”.
Manter o contínuo crescimento da marca é um dos mais difíceis desafios. A introdução de novos produtos seria uma das formas mais fáceis de manter este crescimento, no entanto, esta estratégia é complexa e desafiadora.
As empresas, para entrar em mercados em que estão ausentes, estão utilizando a prática da extensão de marca. A extensão de marca se dá a