A década de 80- brasil: quando a multidão voltou as praças
Resumo: elementos políticos econômicos. (Cap.3)
No primeiro Governo Militar de 1964, de iniciativa do governo Juscelino Kubitschek, foi implantado para Brasil o modelo desenvolvimentista econômico, que resultou em partes os níveis de concentração de renda e um rígido controle da política salarial, que deu continuidade a política de internacionalização da economia brasileira. Através destas medidas econômicas de ``comunismo internacional ´´, os ditatoriais submetem os trabalhadores a exploração dos salários baixos, mão de obra barata e sem direitos trabalhistas. Esta política deu se espaço de grande produção de capital, em formas de grandes multinacionais, onde controlavam produções, mercados e áreas de investimentos.
No segundo governo militar, produziu o milagre brasileiro entre 1967 e 1973, onde o PIB teve um crescente produzido em níveis desconhecidos, este crescimento foi baseado no Estado da Economia.
Investimentos em obras, serviços públicos, mineração, produção de petróleo, em indústrias químicas etc. deu se uma crescente no país. Outro piloto para esta crescente da economia foram às multinacionais ocupando os setores industriais, eletro-eletrônicos, automobilísticos, químicos entre outros a metalúrgica.
Tornou-se vantajoso a produção no Brasil, o principal era a exportação, com isenções, desvalorização da moeda e financiamentos, as exportações por muitas vezes eram encaminhada para o próprio país de origem. O governo favoreceu a exportação no setor agrícola, assim foram utilizadas grandes extensões de terras para os plantios destinados a exportações, e o mercado interno acabara por ficar no prejuízo pela falta de abastecimento. A exportação acabou sendo uma das metas prioritárias do Governo.
Com a falta de abastecimento nos mercados, o acesso a alimentação foram dificultados, o consumo tornou