Star Wars como Extensão de Marca
Star Wars como Extensão de Marca
OBJETO DE PESQUISA
A influência de Star Wars em campanhas publicitárias e o uso da marca como forma de valor agregado para a empresa anunciante.
4. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
4.1 ESTADO DA ARTE
Nos últimos quinze anos tem se produzido um conjunto significativo de pesquisas conhecidas pela denominação “estado da arte” ou “estado do conhecimento”.
Definidas como de caráter bibliográfico, elas parecem trazer em comum o desafio de mapear e de discutir uma certa produção acadêmica em diferentes campos do conhecimento, tentando responder que aspectos e dimensões vêm sendo destacados e privilegiados em diferentes épocas e lugares, de que formas e em que condições têm sido produzidas certas dissertações de mestrado, teses de doutorado, publicações em periódicos e comunicações em anais de congressos e de seminários. Também são reconhecidas por realizarem uma metodologia de caráter inventariante e descritivo da produção acadêmica e científica sobre o tema que busca investigar, à luz de categorias e facetas que se caracterizam enquanto tais em cada trabalho e no conjunto deles, sob os quais o fenômeno passa a ser analisado. (FERREIRA, 2002, p. 258)
Diante disso, temos vários artigos, trechos de textos, artigos, entre outros, sobre o assunto estudado neste projeto: Star Wars como Extensão de Marca. A maioria deles foram encontrados na internet, publicados:
4.1.1 COMUNICAÇAO, CONSUMO E ENTRETENIMENTO: O interator na ficção seriada Star Wars
Este projeto tem como foco a análise das relações entre a comunicação e o consumo baseados na figura do consumidor. Segundo Mascarello (2006, p. 337), Star Wars inaugura o que se classifica como blockbuster high concept, isto é, o abandono da estrutura de narrativa típica do cinema hollywoodiano dos anos 1960, assumindo uma posição de destaque dentro da indústria cinematográfica, tornando, dessa forma, a escolha da série Star Wars como objeto dessa pesquisa autoexplicativa, por