experimento 3 - Lei de Beer
Experimento 3 – Lei de Beer
Itajubá – MG
25/09/2013
Resumo:
O experimento foi realizado utilizando um Espectrofotômetro para analisar em qual comprimento de luz a absorbância do azul de metileno tem um pico. Para realizar este experimento foi necessário reajustar o equipamento para cada comprimento de luz em função da absorbância da água. A absorbância do azul de metileno aumentou exponencialmente até o cumprimento de 660 nano metros. Depois utilizando este mesmo comprimento de onda, utilizamos amostras com diferentes concentrações e medimos a absorbância das mesmas.
Introdução:
A Espectrofotometria é um procedimento através do qual se determina a concentração de uma substância através da sua absorbância. Isso quer dizer que parte de uma onda de luminosa emitida é absorvida pela substância e a sua concentração está ligada à quantidade de luz absorvida, segundo a Lei de Lambert-Beer.
A cor que uma substância tem quando é iluminada por uma luz branca é resultante da absorção dos diferentes comprimentos de onda que compõem a luz. Essa absorção depende de vários fatores, como concentração e espessura da substância.
Materiais:
Espectrofotômetro visível;
Balão volumétrico de 100 mL;
10 tubos de ensaio de 15 mL;
2 pipetas graduadas de 5mL;
2 pipetas graduadas de 10 mL;
2 béqueres de 100 mL;
1 béquer 250 mL;
Azul de metileno;
Procedimento:
I. Construção do espectro de absorção
1- Preparar soluções de azul de metileno com concentrações de 0,01; 0,02; 0,04; 0,06; 0,08; 0,1; 0,2; 0,3; 0,4 g/L;
2- Utilizando a solução com 0,02g/L de azul de metileno, faça a leituras da absorbância no intervalo de 700 a 860 nm de comprimento de onda, com intervalos de 20 em 20 nm;
3- Preencher os dados da tabela 1;
II. Demonstração da lei de Lambert-Beer
1- Verificar na tabela 1 para qual comprimento de onda a absorção da luz é máxima;
2- Ajustar o equipamento no comprimento de onda