Eco 92
A Rio 92 foi uma reunião entre diversos países organizada no Rio de janeiro de 3 a 14 de Junho de 1992 tendo como principal objetivo discutir mudanças climáticas e firmar acordo para regulamentar emissões de gases causadores do efeito estufa e outros poluentes na atmosfera.
Contou com a participação de 117 Chefes de Estado e foi o grande primeiro passo para a criação de uma consciência ambiental.
Com resultado, foram firmados acordos e protocolos entre os países, onde os mesmos se comprometiam a monitorar e controlar a emissão de poluentes bem como sua interferência nas mudanças climáticas, mantendo uma filosofia de desenvolvimento sustentável e responsabilidade social.
Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e
Desenvolvimento
Foi uma nova reunião de chefes de estado organizada com o intuito de ratificar a
Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, criada em Estocolmo em 16 de junho de 1972 objetivando estabelecer uma parceria entre os países participantes, onde cada Estado se comprometeu á organizar-se de forma que seu desenvolvimento não afetasse de maneira desordenada e incontrolável o meio ambiente. A Declaração esclareceu a todos que os seres humanos devem se preocupar e agir ativamente buscando sempre o desenvolvimento sustentável, em harmonia com a natureza. Também regulamentou a autonomia dos Estados em explorar seus próprios recursos com responsabilidade ambiental, sendo que elabora suas próprias regras quanto á exploração e danos ao meio ambiente sendo assim responsável pelas consequências que seu desenvolvimento acarreta.
Ficou também designado aos Estados na Declaração o cooperativismo global entre os mesmos, para a conservação, proteção e restauração dos diversos ecossistemas afetados pelo desenfreado ataque contra o meio ambiente, totalmente sem controle até então, bem como a erradicação a pobreza, reduzindo ou até mesmo eliminando os padrões de produção e consumo que,segundo análises,