Eco 92
Em junho de 1992
Em junho de 1992, chefes de Estado de todos os países se reuniram no Rio de Janeiro, para tratar dos problemas do Planeta Terra. Evidentemente, os interesses dos diferentes p aíses entraram muitas vezes em conflito. Discutiremos os pontos polêmicos, as questões em pauta na Conferência e os resultados que a ECO ou RIO-92 alcançou.
O que é biodiversidade?
Biodiversidade é a riqueza biológica existente em muitos países, sobretudo nos menos desenvolvidos, onde a área florestal ainda é enorme. Em particular, nos trópicos existe um n úmero extremamente grande de espécies, tanto animais como vegetais, muitas delas nem sequer catalogadas ou identificadas. Várias certamente terão, um dia, grande importânc ia industrial, médica, ou nutricional.
O Brasil está entre os cinco maiores “donos” desta riqueza biológica. Veja a contradição: por um lado, a imensa riqueza biológica dos países pobres, que não pode ser explorada p or eles mesmos, por falta de dinheiro e de tecnologia competente; por outro, os países ricos, donos do di-nheiro e da tecnologia, mas que não têm essa biodiversidade.
Países com megadiversidade: reunidas, as 17 nações dastacadas em verde perfazem territorialment e mais de 2/3 de todos os recursos biológicos ainda existentes na Terra. Esses países são também a casa da maior porção de biodiversidade de nosso planeta. Em termos de plantas e animais, mais de 80% deles correm perigo.
O que é desenvolvimento sustentado?
Os países pobres têm a necessidade premente de alimentar suas populações. Acaba-se com a pobreza promovendo-se o desenvolvimento. Até hoje, porém, desenvolver quase s empre significou agredir o ambiente. Como então conciliar o desenvolvimento com a proteção ambiental?
O conceito de DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO consegue lidar com essas contradições. Trata-se do seguinte: o ambiente pode e deve ser aproveitado em benefício das pop ulações que nele vivem, porém de forma muito cuidadosa e preservando ao máximo,