lei de beer - relatório
Departamento de Física e Química
QUI112 - Química Experimental
Lei De Beer
Professor: Éder
Grupo: Flávia Santana de Freitas 27522 Fabiana Silva Xavier 27958
Itajubá – MG
17 de outubro de 2013
a) Sumário
b) Índice de Figuras, Tabelas e Gráficos
c) Resumo
O Terceiro Experimento abordou os conceitos da Lei de Beer, no qual, utilizando um espectrofotômetro, calculamos a absorbância e a transmitância de uma solução de azul de metileno em diferentes concentrações, buscando analisar a dependência da absorbância em relação à concentração, buscando comprovar a veracidade da Lei de Lambert-Beer.
d) Introdução
A lei de Beer-Lambert-Bouguer foi descoberta em meados do século XIX e relaciona a absorção de luz por uma solução com sua concentração e com a espessura da camada de líquido. Dois de seus lemas são:
“A intensidade da luz emitida decresce exponencialmente à medida que a espessura do meio absorvente aumenta aritmeticamente”;
"A intensidade de um feixe de luz monocromático decresce exponencialmente à medida que a concentração da substância absorvente aumenta aritmeticamente”.
Para medir estes parâmetros, foi criada a variável absorbância (A), que mede a absorção da luz quando esta atravessa uma substância, e a transmitância (T), que é medida pelo espectrofotômetro.
O espectrofotômetro é um aparelho muito utilizado para mensurar a absorbância e a transmitância. Ele faz passar por uma solução colocada em uma cubeta de vidro ou quartzo, um feixe de luz monocromática, sendo o comprimento de onda (λ) desta regulável. Com isso, ele pode medir o quanto de luz foi absorvido (absorbância) e o quanto de luz atravessou (transmitância).
Figura - Absorbância e Transmitância
Como existe uma relação matemática entre a transmitância e a absorbância e esta é diretamente proporcional à concentração da solução, pode se