Exercícios de Direito Internacional
Fundada em 30 de Abril de 1948 a Organização dos Estados Americanos, constituindo-se como um dos organismos regionais mais antigos do mundo, foi criada três anos após a Organização mais interativa a aspectos de globalização entre os países de todo mundo a ONU (Organização das Nações Unidos). Nessa ótica verificamos a importância da Cúpula de integração dos Estados da América.
Na época 21 países promulgavam o acordo, entre eles Brasil, Estados Unidos, México, a cúpula atual do Mercosul e alguns dos principais países da América Central, frizamos a ausência no primeiro momento do Canadá forte Estado Americano, após o mesmo foi incorporado em 1990.
O cerimonia para vigorar a Organização foi feita na Colombia, em sua capital Bogotá, onde a organização definia-se como um organismo regional dentro das Nações Unidas. Os países-membros se comprometiam a defender os interesses do continente como um todo, buscando soluções pacíficas para desenvolvimento econômico, social e cultural. Embora assinado e encorporado na Colombia o edíficio sede da OEA atualmente é em Washington (EUA).
Em 2001 no mês de Setembro foi firmado a Carta Democrática Interamericana entre todos os membros da Organização. O documento visa o fortalecimento de democracias representativas no continente. Atualmente a OEA conta com 35 estados-membros que, a partir de 1990, definiram como prioridade dos seus trabalhos o fortalecimento da democracia e assuntos relacionados com o comércio e integração econômica, controle de entorpecentes, reprender o terrorismo e corrupção, lavagem de dinheiros e questões referente ao meio ambiente, no contexto geral objetiva o progresso dos Estados-membros em aspectos socio-econômico e cultural. Seu logotipo da ênfase a interação entre os países, analisando-o verificamos um formato redondo (simbolismo de globalização-interação) e no interior do globo as bandeiras dos Estados-membros uma ao lado da outra, no sentido de cooperação entre eles.