Exercícios aeróbios e Anaeróbios
Algo essencial que serve como base para o início dos exercícios por conta própria é saber a diferença entre exercícios aeróbios e anaeróbios. Este último podemos classificar como exercícios que não utilizam de forma considerável o oxigênio. São caracterizados pelo metabolismo se dar nos músculos e por serem exercícios que precisam de um alto nível de esforço físico. Como exemplo de atividade anaeróbia temos a musculação. Já os exercícios aeróbios são caracterizados por exercícios praticados em um período relevante de tempo (mais de 3 minutos), com baixa ou constante intensidade. São os chamados exercícios “com oxigênio”. São exemplos destes a natação, corridas longas de aproximadamente 5000m, ciclismo - também aproximadamente – de 10km, dentre outros. Os exercícios anaeróbios podem ser distinguidos em duas divergentes formas, aeróbios lácticos e aláticos.
O sistema anaeróbico lático (operação lático porque o ácido láctico é produzido), onde a glicose - sem o oxigênio - irá fornecer energia para a ressíntese de ATP (trifosfato de adenosina). Há a quebra da glicose como fonte de energia, do modo que:
Glicose → Energia + Ácido Lático
Já no sistema anaeróbio alático, o nosso organismo adquire a energia de forma mais rápida, pois usa o ATP e a CP que já estão armazenadas – no músculo - e prontos para serem usados. Exercícios aeróbico e anaeróbico estão ligados ao tipo de metabolismo energético os dois tipos de exercícios podem ser de intensidade leve, moderada ou forte. Conclui-se portanto a importância de sabermos diferenciar esses tipos de exercícios, praticarmos e vivenciarmos para que podemos ter um dia-a-dia cada vez mais saudável.