Diferença entre exercícios aeróbios e anaeróbios
Trabalho de educação física
No exercício aeróbico o oxigênio funciona como fonte de queima dos substratos que transportarão a energia para o músculo em atividade. É um exercício de longa duração, contínuo e de baixa e moderada intensidade. Estimula a função dos sistemas cardiorrespiratório e vascular e também o metabolismo, porque aumenta a capacidade cardíaca e pulmonar para suprir de energia o músculo a partir do consumo do oxigênio.
Esse tipo de exercício é mais indicado para a perda de peso, pois depois de um determinado tempo o organismo passa a utilizar os lipídios como a principal fonte de energia, para que os estoques de carboidratos sejam preservados. Mas tanto os exercícios aeróbicos como anaeróbicos aceleram o metabolismo, portanto os dois auxiliam o emagrecimento.
Como exemplos, podemos citar corrida, caminhada, dança, natação, assim como andar de bicicleta ou patins.
O exercício anaeróbico é uma atividade física que trabalhe diversos grupos musculares durante um determinado e constante período de tempo, de forma contínua e ritmada. O treino anaeróbico melhora o funcionamento do coração, pulmões e todo o sistema cardiovascular contribuindo para uma entrega de oxigênio. É um exercício de alta intensidade e curta duração. Envolve um esforço intenso realizado por um número limitado de músculos e há produção de ácido lático.
Os saltos, corridas de cem metros raso, arremesso de peso, sprints, enfim, todos os exercícios feitos por movimentos rápidos e de alta intensidade, são anaeróbicos. Mas o principal e mais praticado hoje, é a musculação.