exercicio aerobico
Neste trabalho vamos falar sobre o exercício aeróbio, o exercício anaeróbio e os diferentes processos de formação de energia.
Em relação ao exercício aeróbio vamos falar sobre o que consiste o exercício, a importância da participação do oxigénio, as suas funções, as vantagens e alguns dos exemplos de atividades que fazem parte do exercício aeróbio.
Em relação ao exercício anaeróbio vamos também abordar os mesmos temas.
Processos de formação da Energia
Todos os seres vivos necessitam de energia para viver. A forma de obtenção dessa energia é variada e envolve diversos e complexos processos, conhecidos como metabolismo.
Dentro de cada uma de suas células (mais especificamente nas mitocôndrias de todas as células) a glicose (um tipo de açúcar), transforma-se libertando a energia necessária para ser utilizada nas atividades físicas. Esse processo é conhecido como respiração celular.
Exercício Aeróbio
O que são os Exercícios Aeróbios?
Os exercícios aeróbios são aqueles que são de longa duração (25 minutos no mínimo), intensidade moderada e em que se obtem a energia a partir da utilização do oxigénio. Envolve um esforço intenso realizado por um número limitado de músculos.
Qual a importância do oxigénio para os exercícios Aeróbios?
No exercício aeróbio o oxigénio funciona como fonte de queima dos substratos que produzirão a energia transportada para o músculo em actividade.
Função dos exercícios Aeróbios
Os exercícios aeróbios têm como função acelerar o metabolismo do corpo
Estes exercícios utilizam vários grupos musculares ao mesmo tempo.
Nestes exercícios, a duração dos movimentos influência mais do que a velocidade para caracterizar se a atividade é suave, moderada ou exaustiva.
As vantagens do Exercício Aeróbio
O Exercício Aeróbio tem as seguintes vantagens:
Melhora a qualidade de vida.
Aumenta a resistência física.
Emagrecimento.
Aumento da capacidade